Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR. E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o SENHOR. (Jeremias 23:1-4)” Deus criou você para ser uma estrela com sua própria grandeza, executando o potencial que Ele mesmo lhe deu. E Deus me enviou à terra com uma missão. Só Ele pode me deter, os homens nunca poderão. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Esse blogger tem como objetivo trazer ao público interessado uma verdadeira meditação sobre o que realmente tem levado centenas de pessoas a não irem mais a Igreja. Nosso objetivo é buscar respostas através de cada opinião aqui registrada.

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A fé do centurião



“E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois  também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.  Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus; E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.” (Matues 8:5-13)



Antes de comentarmos esse momento marcante do novo testamento, vamos esclarecer alguns pontos.
Precisamos saber que um centurião era um comandante oficial do exército romano. Eles controlavam 100 soldados, eram os mais odiados pelos judeus devido ao controle político-econômico, da opressão e zombaria que infligiam a Israel. Por ser tido como superior, em momento algum vimos o centurião colocar algum obstáculo para se aproximar de Jesus. Ele poderia ser impedido pela dúvida, orgulho, poder, etnia, dinheiro, auto suficiência, mas em momento algum ele pensou nisso. Simplesmente foi sem ligar para o que pensariam dele.
Jesus entra em Cafarnaum, aquele centurião romano vai imediatamente ao encontro de Jesus e lhe pede um favor. Imediatamente Jesus se surpreende com a convicção de fé daquele homem e também com sua humildade. Jesus faz o povo reconhecer que a fé daquele homem envergonhava a devoção exagerada de muitos líderes religiosos judeus. E, então, aproveita a oportunidade para exortar os judeus dizendo que muitos seriam excluídos do seu Reino devido a falta de fé Nele, Jesus Cristo!
O problema maior dos judeus é que eram arraigados a suas tradições religiosas. Não aceitavam que Jesus era o Messias. Nos dias de hoje, vemos isso acontecer dentro do nosso meio cristão. Há tantos religiosos – pessoas que creem mais em seus bens, em campanhas, corretes, panos, sal, lenços, copo com água, crucifixos, rosas, e tantas outras coisas mais.
Amados, Jesus ao vencer na cruz, levou sobre si toda a responsabilidade tanto de perdoar como de abençoar, porém, muitos líderes tem ensinado que Deus em Cristo Jesus é obrigado a dar o que as pessoas querem e, se fizerem esses rituais ou levar pra casa esses diversos símbolos, estarão mais protegidos e esse ato fará com que Deus se incline para elas e abra as portas e ponto. Em minha opinião, vejo isso como ignorar o poder de Deus. Creio que os discípulos, e em especial o apóstolo Paulo, não veriam diferença alguma com relação ao que presenciaram em seu tempo entre os gentios. A palavra de Deus diz: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.” (2 Crônicas 7:14-15)
Aquele centurião não fez campanha, não pegou rosa, não tomou um copo com água e bebeu para que seu criado fosse curado.  Ele foi direto a fonte, foi a Jesus, a fonte de vida. Ele se aproximou daquele que pode todas as coisas, buscou estar na presença de Cristo, em frente a todos, e apenas rogou pela cura do seu criado.
Vimos que em momento algum Jesus hesitou em ajudá-lo. Prontamente disse: Eu irei e lhe darei saúde!
Nesse momento a fé daquele homem é selada, não pelo fato de achar indigno de receber Jesus em sua casa, mas por crer fielmente que bastava uma palavra sair da boca de Jesus, e independente de tempo, distância ou espaço, a palavra de Jesus se faria verdade na vida do criado dele que estava enfermo. Isso me faz lembrar o nosso irmão Isaías quando disse: “Assim será a minha palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” (Isaías 55:11). Quando Jesus fala, as coisas acontecem, mas precisamos crer.
No mundo passaremos aflições, problemas, dores, perdas, mas também, alegrias, conquistas, curas, bênçãos maravilhosas e graças. Precisamos ter como absoluta verdade que nada se faz sem a vontade de Deus!
Busque crescer na intimidade com o Pai e seu filho Jesus, e você se tornará uma pessoa mais forte frente a todo problema que lhe aparecer. Sua confiança será tamanha que nada irá lhe abalar.
Procure a Cristo, vá até Ele, creia e peça o que tanto precisa e, se for da vontade do Pai, Jesus te concederá, tenha certeza. Busque a paz e assim você passará por qualquer situação. Terá em Cristo a certeza de que nada poderá abalar a sua fé, aprenderá que Jesus é o único capaz de te capacitar frente a toda luta e Ele te dará as estratégias necessárias para lutar, vencer e conquistar cada um dos seus desejos, segundo a vontade dEle para sua vida!
Com amor do Pai e Cristo Jesus, Pr. Maurio Maciel.
Agenda aberta, contato pelo cpmvbrasilia@gmail.com