Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR. E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o SENHOR. (Jeremias 23:1-4)” Deus criou você para ser uma estrela com sua própria grandeza, executando o potencial que Ele mesmo lhe deu. E Deus me enviou à terra com uma missão. Só Ele pode me deter, os homens nunca poderão. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Esse blogger tem como objetivo trazer ao público interessado uma verdadeira meditação sobre o que realmente tem levado centenas de pessoas a não irem mais a Igreja. Nosso objetivo é buscar respostas através de cada opinião aqui registrada.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

AS VIRTUDES DE UM VERDADEIRO COOPERADOR NO REINO DE DEUS


O apostolo Paulo diz em sua carta aos Filipenses 2:25 a 29 "Julguei, todavia, necessário mandar até vós a Epafrodito, por um lado meu irmão, cooperador e companheiro; e, amigo de lutas; e, por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades; visto que ele tinha saudade de todos vós e estava angustiado porque ouviste que adoeceu. Com efeito, adoeceu mortalmente; Deus, porém, se compadeceu dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso tanto mais me apresso em mandá-lo, para que, vendo-o novamente, vos alegreis, e eu tenha menos tristeza. Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse.”

Paulo fundador da igreja em Filipos, na Macedônia, em sua segunda viagem missionária. Dirigindo-se Paulo para Bitínia; quando em sonho o Espírito de Deus; mostra-lhe um Macedônio dizendo: “Passa em Macedônia e ajuda-nos.” Entendendo Paulo que o Espírito de Deus o estava chamado para fazer missões naquela região, assim o fez. Foi Filipos, a primeira cidade da Macedônia, que recebeu a pregação do evangelho. O trabalho de implantação da igreja naquela cidade foi muito difícil. A primeira pessoa a se converter na cidade foi Lídia, ela vendia Púrpura; após ela o carcereiro e sua família quando Paulo e Silas estavam presos. Mesmo diante de tantas dificuldades, o trabalho de evangelização só se firmou com muitas tribulações, perseguições, e as muitas resistências ao evangelho. A igreja de Filipos cresceu forte, amadurecida, cheia de homens e mulheres de Deus. Seus líderes eram fortes, intrépidos, sinceros e servos do Deus. De Filipos saiu Epafrodito, Evódia, Síntique e Clemente, considerados como coluna da igreja. Certo dia eles receberam a notícia que o apóstolo Paulo, fundador da igreja estava preso e passava necessidade em Roma. No mesmo instante alguns irmãos se dispuseram para levantar uma oferta e enviá-la a Paulo. Mas veio a pergunta, quem iria enfrentar os obstáculos dessa viagem longa para levar esta oferta? Com certeza creio que Epafrodito, que fazia parte da liderança da igreja de Filipos se voluntariou imediatamente como aquele que levaria as boas novas ao irmão Paulo, Filipenses. 4:18. Durante a viagem Epafrodito adoeceu gravemente em Roma; porém não deixou de cumprir sua missão de ajudar Paulo. O reino do Pai é construído por servos que se destacam por suas virtudes, motivação e honra na obra de Deus em nome de Jesus. Acho interessante Paulo mencionar algumas virtudes de Epafrodito: “Meu irmão”, significa que eles compartilhavam a mesma fé, a mesma visão da obra no reino do Pai. Somente verdadeiros irmãos, sacrificam-se uns pelos outros em amor. Depois Paulo diz “Cooperador,” alguém que está disposto a servir sem pedir nada em troca, em tudo que faz, não pensa em aparecer e se é notado não se vangloria. O verdadeiro cooperador serve nas necessidades e trabalhos simples como nos complexos. Por último Paulo o chama de Companheiro de lutas, nada mais que um amigo e irmão nas horas difíceis, de lutas e adversidades. Exatamente no momento que Paulo se encontrava preso e a morte se fazia ameaçadora, lá estava Epafrodito, buscando animá-lo, consolando e servindo seu irmão. Paulo fala no verso 29 “ Honrai a homens como esse”. A honra é um sentimento de respeito, é reconhecer e ter gratidão, por aquilo que foi realizado por outro. Graça e paz da parte Do Pai e Cristo Jesus.
Leia, reflita e deixe seu comentário para edificação do corpo.
Divulgue esse Blog! Adquira o livro "O PÚLPITO NÃO É FIM" ou convide o autor para estar levando uma palavra edificante ou realizando uma palestra em sua igreja, retiros, encontros ou eventos. Contato pelo e-mail:pregador2007@gmail.com

2 comentários:

  1. Parabéns! BEla reflexão sobre Epafrodito. VAmos em frente! Abraço forte

    ResponderExcluir

Esse blogger tem como objetivo trazer o público interessado no tema a uma verdadeira meditação sobre o que realmente tem levado centenas de pessoas a não irem mais a Igreja.
Nosso objetivo é buscar respostas através de cada opinião aqui registrada.