Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR. E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o SENHOR. (Jeremias 23:1-4)” Deus criou você para ser uma estrela com sua própria grandeza, executando o potencial que Ele mesmo lhe deu. E Deus me enviou à terra com uma missão. Só Ele pode me deter, os homens nunca poderão. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Esse blogger tem como objetivo trazer ao público interessado uma verdadeira meditação sobre o que realmente tem levado centenas de pessoas a não irem mais a Igreja. Nosso objetivo é buscar respostas através de cada opinião aqui registrada.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

TEXTO DO LIVRO "O PÚLPITO NÃO É O FIM"


O PÚLPITO E O LOUVOR

Moisés nos relata no livro de Deuteronômio, Capítulos 10:20 e 21: “Ao Senhor teu Deus temerás, a Ele servirás, e a Ele te achegarás, e pelo seu nome jurarás. Ele é teu louvor e o teu Deus, que por ti fez grandes e terríveis coisas que os teus olhos tens visto” e mais adiante o Rei Davi escreve no livro de Salmos, Capítulo 9:11: “Cantai louvores ao Senhor, que habita em Sião, anunciai entre os povos os seus feitos”. Dentro desta perspectiva, podemos admitir literalmente que o Louvor a Deus além de ser apresentado como mandamento pelo profeta Moisés é colocado por Davi como ordem que deve ser diariamente seguida. Devemos sim todos os dias cantar louvores ao Senhor nosso Deus e anunciar seus feitos, suas maravilhas, mas onde entra o púlpito nessa história?
Podemos começar destacando uma especial preocupação por parte daqueles homens que se referem ao louvor na Bíblia.
Todos sempre colocam e expressam um valor grandioso ao ato de louvar a Deus, a Bíblia nos fala que o “louvor a Deus liberta”, que o próprio “Deus habita no meio do louvor”, “que toda a terra deve louvar a Deus”, e que devemos por intermédio de Jesus Cristo oferecer a Deus “sacrifício de louvores”, que devemos “louvar a Deus com instrumentos”, e por último acho tremendo o que Pedro escreve em I Pedro 2:9: “Mais sóis a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.
Lendo e analisando estas passagens, vemos o quanto o púlpito tem a ver com o ato de louvar em nossas igrejas. Você sabia que nos tempos antigos, quando não existia igreja em forma de templo como hoje, as pessoas adoravam e louvavam a Deus nas praças, ao ar livre, no deserto, nas ruas, em suas casas e em reuniões? E hoje vemos isso acontecer em diversos lugares como em casa, na rua, no ônibus, nas praças, retiros, acampamentos, praias (raramente), nos automóveis quando dirigindo, na frente de casa, da igreja, no colégio, não é mesmo? E quando se trata de louvar a Deus de púlpito, o que faz a diferença dos outros lugares?
Mais o que acontece muitas vezes em alguns grupos de louvor, sem generalizar é mais ou menos isso:

Primeiro: inicia-se uma concorrência, às vezes dura e em algumas delas um pouco desleal, no que diz respeito à escolha daquele que será o ministro de louvor, visto que muitas igrejas se preocupam mais com as pessoas mais chegadas que aquelas que realmente possuem um “chamado” dado por Deus e não pela liderança ou pelo pastor responsável.

Segundo: Há certa, preferência a dar este título a homens, e o que vemos é que as mulheres se sobressaem muito mais por agirem sempre com mais dedicação, sensibilidade e humildade, coisa que ainda tem que ser tratada de forma mais profunda com os varões de nossas igrejas. Podemos notar que as mulheres procuram mais louvar do que se expor a um julgamento de como estão se saindo no púlpito, já alguns homens que são colocados como líderes de louvor, cantam louvores a Deus, mas depois ficam na espera ansiosa de ouvir opiniões das pessoas sobre o seu desempenho.
Isso muitas vezes pode significar falta de intimidade para com Deus em relação ao seu ministério. Uma coisa é ser ministro de louvor e outra é possuir o dom da liderança.
Faz-se necessário que aquele que sobe em um púlpito para ministrar louvores a Deus e principalmente liderar este momento tão sublime e abençoado, deve procurar fazê-lo com toda dedicação, se despojando do seu homem natural e ao passo que isso aconteça, reconheça que o Senhor é quem realmente dirige todo e qualquer louvor, pois Ele o faz através do Espírito Santo para o louvor da sua própria glória.

Terceiro: falta de convicção a respeito do dom de louvar. Pessoas passam muito tempo achando que só foram separadas para ministrar o louvor e dessa forma enxergam assim a possibilidade de chegar ao púlpito, e com isso, ao invés de se preocuparem em crescer na arte de louvar a Deus, de estar se colocando diante de Cristo Jesus para receber cada vez mais unção a partir da adoração, ficam pulando de um lado para o outro querendo agradar as pessoas para alcançarem mais rápido o tão desejado púlpito.
Jesus te chamou para o ministério de louvor, não importa o tempo nem a hora, quem fará com que você esteja lá no púlpito será Ele, no momento que você estiver preparado.
Lembre-se, só podemos estar preparados se tomarmos o primeiro passo que é o de aprender, se dedicar e exercer com afinco. Essa responsabilidade tem que começar no momento em que se tem a certeza do ministério e então o seu talento irá se sobressair e em um curto espaço de tempo você estará louvando quase todos os dias em diversos lugares, uma vez que o púlpito não se move e sim você, portanto, faça do local onde você passar o maior e melhor púlpito da sua vida para glória de Deus.
Para almejar o púlpito é necessário possuir alguns dons primordiais que são: fé, humildade, dedicação, afeto, sinceridade, paciência, amor e principalmente temor a Deus e respeito a este local sagrado chamado púlpito.
Tenho visto e ouvido que o que mais acontece são pessoas que ao subirem no púlpito parecem querer se promover e não cultuar o Deus vivo, estão mais preocupados em aparecer usando artifícios mais mundanos do que os santos.
Sabemos que a Bíblia aprova o dançar na presença de Deus, pular, exaltá-lo, mas o que vejo são pessoas trazendo o que viam e viveram no mundo para dentro da igreja, são ministros de louvores que pulam de qualquer jeito, dançam conforme o ritmo e não o mover do Espírito Santo no louvor que está sendo ministrado, gritam, e assim tornam o que seria um louvor ao Senhor Jesus em um verdadeiro show, lidando mais com o emocional das pessoas presentes do que com o seu coração. E aí quando o “louvor” (show) termina, você pergunta para algumas pessoas: “o que você achou do louvor?” E muitos respondem: “irmão, eu não senti nada, mas fazia tempo que eu não pulava tanto”; “foi muito legal”; “irmão, hoje fulano não deixou beltrano cantar, parece que ele manda no louvor da igreja”; “foi animado, divertido”; “gostei de fulano cantando, ele estava tão bonito e que voz”; “há, eu achei o fulano muito exibido”, “foi uma benção, mas demorou muito”; “gostei, mas o grupo de louvor está repetindo muitas músicas”, “você viu aquela turma dançando um passinho novo?”. Isso são apenas algumas frases que já escutei e com certeza você também já escutou, escuta e até mesmo já pronunciou para alguém, não é mesmo? Seja franco.
Ministro de louvor, muito cuidado com o que você faz no púlpito, Deus está no céu e você aqui na terra.
Tenha a consciência que o povo de Deus não é cego, e muito menos ignorante, para não enxergar e entender porque estas coisas estão acontecendo. Não se esqueça que as coisas naturais se discernem naturalmente, não tem nada a ver com o lado espiritual.
Certa vez ouvi um pastor de Belo Horizonte, um homem cheio do Espírito Santo, dizendo em uma pregação: “Qualquer um pode subir em um púlpito, cantar, pular, chorar, sorrir e assim levar as pessoas ao auge emocional, a uma satisfação incrível a ponto de muitos acharem que ele está cheio de unção, mas na verdade simplesmente encenou uma situação”. E, disse mais: “do que adianta fazer isso se esta pessoa não possuir a luz do Espírito Santo, de nada valerá, tudo será momentâneo, passageiro, sem valor algum”. Você tem que possuir a luz vinda do alto, do trono da graça. Ou você convida o Senhor Jesus para operar no seu ministério ou ele (seu ministério) nunca se concretizará na sua vida, você será apenas mais uma pedra de tropeço e decepções na vida de outras pessoas.
Púlpito não é local para show emocional, púlpito é para adorar, exaltar e através do louvor levar as pessoas que se encontram na igreja a uma comunhão total com Deus através Espírito Santo.
O louvor quebranta o coração, liberta o seu emocional, sua mente, seu intelecto para uma entrega total ao Espírito Santo e prepara-o assim para receber a palavra de Deus.
O louvor é uma estratégia tão poderosa que Deus nos entregou, (continua...)


ADQUIRA AGORA MESMO O LIVRO ATRAVÉS DO E-MAIL: opulpitonaoeofim@gmail.com ou palestrante2007@gmail.com
Valor do exemplar R$ 19,90
Entrega gratis para todo Brasil. Adquira o livro "O PÚLPITO NÃO É FIM" ou convide o autor para estar levando uma palavra edificante ou realizando uma palestra em sua igreja, retiros, encontros ou eventos. Contato pelo e-mail:pregador2007@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blogger tem como objetivo trazer o público interessado no tema a uma verdadeira meditação sobre o que realmente tem levado centenas de pessoas a não irem mais a Igreja.
Nosso objetivo é buscar respostas através de cada opinião aqui registrada.