Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR. E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o SENHOR. (Jeremias 23:1-4)” Deus criou você para ser uma estrela com sua própria grandeza, executando o potencial que Ele mesmo lhe deu. E Deus me enviou à terra com uma missão. Só Ele pode me deter, os homens nunca poderão. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Esse blogger tem como objetivo trazer ao público interessado uma verdadeira meditação sobre o que realmente tem levado centenas de pessoas a não irem mais a Igreja. Nosso objetivo é buscar respostas através de cada opinião aqui registrada.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SACRIFICIO VIVO



O que é sacrifício?
Privação de coisa apreciada, abnegação.
O significado de sacrifício vai muito além da definição do dicionário.

Sacrifício é oferta solene à divindade, ou abandono forçado ou voluntário daquilo que nos é precioso; renúncia. Não podemos admitir a ideia de que sacrifício é dar bens materiais, senão um sacrifício total seria a doação de todos os bens materiais de uma pessoa.
Sacrifício também é identificado como troca. Uma troca consistiria em o homem deixar as coisas terrenas, esrerando recber coisas etrnas, com o Pai. É tudo isso e muito mais... Salmo 50:5 “Ajuntai-me os meus santos, aqueles que fizeram comigo uma aliança com sacrifícios.” O texto diz que foi feita uma aliança com sacrifício. O que é isto? Deus chamou a Abraão de madrugada para lhe pedir o sacrifício de seu filho Isaque. Ele não teve escolha, entre dar posses materiais ou seu filho, com certeza ele teria dado gado, dinheiro, ovelhas, etc. Mas Deus exigiu seu filho. Gênesis relata desta forma: Verso 22:1 Deus chama Abraão, "E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.” Verso 22:2 Deus faz o pedido, “E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.” Verso 22:3 Abraão atende a ordem divina, “Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.” Abraão obedeceu prontamente a Deus? Ele havia feito uma aliança com Deus, muito tempo antes, ao sair de Ur dos Caldeus. Genesis 12:1-3 diz: “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Esta aliança consistia em obedecer a Deus sempre, em colocar-se como homem e tudo que possuía a disposição de Deus e da Sua vontade, mesmo que isso o levasse ao sacrifício. Essa aliança de Abraão com o Pai nos define o que seja sacrifício e uma aliança com sacrifício.
Sacrifício, é a disposição para entregar sua vida a Deus, sem nenhuma reserva. É se dispor em tudo a Deus.
Aliança Com Sacrifício, é a decisão do homem de entregar toda vida a Deus, para tudo que Ele necessitar, em tudo que Ele pedir, mesmo que isto signifique chegar ao sacrifício.
Sacrifício em prática, para entendermos melhor:

Ted Hegre em seu livro “Sacrifício” fala em três espécies de morte:

A morte da velha vida, Ela acontece por ocasião da justificação. “Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (II Cor. 5:17) A vida velha é abandonada, os pecados são perdoados e uma nova vida vem do alto.

A morte do velho homem, Embora os pecados tenham sido perdoados e abandonados à velha natureza carnal, ainda continua a atuar e deseja dominar. A justificação livra o homem da condenação do pecado, e a santificação livra o homem do poder do pecado, faz o homem dominar o pecado e vencê-lo, pela graça de Deus. A partir de agora se deixe de viver para si e vive para Deus e passa-se a produzir os frutos do Espírito: amor, alegria, paz, gozo... (Gál. 5:22).

A morte do novo homem, Pode parecer um contrassenso. Isto, no entanto, não diz respeito ao pecador e nem o seu pecado, mas mais ao novo homem. Aí está incluída a morte para o conforto, para a segurança própria, para a confiança em coisas materiais, para evitar a “dor”, o “sofrimento”, a “exposição às provas” a qualquer custo. Paulo fala nisso como “levar sempre no corpo o morrer de Jesus para que também a Sua vida se manifeste em nosso corpo.” Aqui entra o morrer diário para nossa vontade a fim de que a vontade de Deus aconteça em nosso viver.

Ao sermos tomados pela cruz de Cristo temos que viver uma vida de sacrifícios, mas percebemos também que a única vida que satisfaz é a vida de sacrifício.
Sacrifício - do que?
O caminho do cordeiro é o caminho do sacrifício. Mas como deve ser nosso sacrifício?

Inicialmente existem dois sacrifícios que podemos fazer:
1º. Dar sacrificialmente;
2º. Viver sacrifialmente.
Podemos sacrificar aquilo que temos e também aquilo que somos.

3º. “A verdadeira vida cristã é vida de sacrifício”. Isto custa mais do que dinheiro: envolve tempo, saúde, habilidades custam esforço, conforto e segurança. “Precisamos aprender a viver dessa maneira a ponto de não mais procurar poupar-nos, mas desejar ser quebrantados, para que o Cristo que trazemos no íntimo seja revelado”. Há inúmeras maneiras de nos darmos a nós mesmos. “Viver sacrificialmente não é apenas partilhar nossas economias, mas como diz o profeta Isaías, abrir nossas almas ao faminto, satisfazendo a alma aflita.”

4º. “Aqueles que já foram justificados e santificados são chamados pela misericórdia divina a apresentar-se como um sacrifício vivo a Deus.”
Viver sacrificialmente
Alguém que sacrificou sua vontade, seus desejos e planos e está à disposição de Deus não pensará mais em si, seu pensamento será o próximo, que não conhece ou não é amigo de Deus.

5. Devemos:
“Não brincamos com palavras, vamos praticá-la”. Sejamos realistas, estarmos resolvidos a alcançar o nosso objetivo, sabemos como obter os meios. “Consagremos” também todo o nosso tempo livre e uma parte de nossas férias.

“Como podem vocês crer no valor supremo este evangelho, se não o colocarmos em prática, se não o espalhar e se não sacrificar dinheiro e nem tempo por ele”? Creiam-me, precisamos vencer, porque cremos na mensagem da cruz e estamos prontos a sacrificar tudo, até a própria vida, para que a justiça triunfe. Nosso povo deve ter o amor de Deus no coração, e imbuído do espírito de sacrifício próprio, pessoal e missionário. Se há um tempo em que se devem fazer sacrifícios, esse tempo é agora. Para que isto tudo possa acontecer: viver e dar sacrificialmente é preciso que aconteça um:

Sacrifício vivo
Romanos 12:1 fala do sacrifício vivo, um culto feito pela mente e pelo coração, “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
O termo, sacrifício vivo significa oferecer, apresentar, por à disposição com a idéia de sacrifício e em razão disso, relembra a consagração da oferta sobre o altar: a oferta consagrada não mais pertence a quem a apresentou, ele não mais tem autoridade sobre ela.
A oferta visível - seu corpo.
Não se trata de algo interno, invisível, mas sim algo concreto, sua própria vida está nas mãos de Deus, seus atos o demonstrarão.
Cristo não fazia plano.
“Não temos sabedoria suficiente para planejar nossa vida. Não nos compete determinar o futuro.” Cristo, na sua vida sobre a terra, não fez planos para si mesmo. Aceitou os planos de Deus a Seu respeito, e dia após dia o Pai lhe fazia conhecer. De tal maneira devemos depender de Deus, que nossa vida possa ser a simples realização da Sua vontade. “Confiando-Lhe nossos caminhos, Ele dirigirá nossos passos.” (Explore bem este pensamento. Ele é grandioso).
Isto é sacrifício vivo: A vontade de deus em lugar do nosso egoísmo, o que Deus quer em lugar do que eu quero, em todos os aspectos. Paulo já descreveu esta verdade “Logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim...” (Gál. 2:20).
“Quando uma pessoa está inteiramente vazia do próprio eu, quando todo falso deus, seu ego é expulso da alma, o vazio é preenchido com a comunicação do Espírito Santo”, Mais uma vez, vemos que, se nos entregarmos a nós mesmos em sacrifício vivo, sem reservas, nossa vida se tornará a simples operação de Sua vontade. Como disse Jesus: “Contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua!”.

Conclusão: “O maior segredo do sucesso é: Deus ter de mim tudo o que Ele quer...der-lhe tudo” Amém. Assim seja sempre!
Que essa mensagem possa trazer um renovo para sua vida, e leve você a refletir sobre o significado da palavra sacrifício de forma bíblica. Com amor do Pai que enche meu coração e da parte de Cristo Jesus nosso único e suficiente salvador. Juntos com Benção em ação e Pregador Maurio Maciel.

DEIXE UM COMENTÁRIO E DIVULGUE O BLOG A SEUS AMIGOS E CONHECIDOS! Adquira o livro "O PÚLPITO NÃO É FIM" ou convide o autor para estar levando uma palavra edificante ou realizando uma palestra em sua igreja, retiros, encontros ou eventos. Contato pelo e-mail:pregador2007@gmail.com

Um comentário:

  1. Mauricio Maciel, q palavra gloriosa!!! Ainda não tinha lido nada tão bem definido a respeito de sacrifício! Essa palavra com certeza veio direto do coração de Deus! Que o Senhor continue sempre te revelando a Sua gloriosa Palavra q é alimento pra a nossa alma! A Paz do Senhor, meu irmão!

    ResponderExcluir

Esse blogger tem como objetivo trazer o público interessado no tema a uma verdadeira meditação sobre o que realmente tem levado centenas de pessoas a não irem mais a Igreja.
Nosso objetivo é buscar respostas através de cada opinião aqui registrada.